As tecnologias mais comuns existentes (até a data de publicação deste artigo) para projetores são: DLP, LCD e LCOS. Todas são apresentadas rapidamente a seguir:
DLP (Digital Light Processing)
A tecnologia DLP utiliza um chip chamado DMD (Digital Micromirror Device) que contém milhares de espelhos microscópicos que controlam o estado de cada pixel da imagem. Esses espelhos são ativados e desativados rapidamente para a geração da imagem. Quando um conjunto de espelhos fica em estado "off" (desligado), por exemplo, os pixels representados por esse conjunto ficam escuros.
Os projetores DLP mais atuais utilizam três chips DMD para gerenciar as cores geradas, sendo que cada um controla uma das seguintes cores: vermelho, verde e azul. Um prisma é utilizado para as imagens que requerem uma mistura de cores.
Por sua vez, os aparelhos mais simples fazem uso de apenas um chip, e o controle das cores é feito por um disco que contém as cores mencionadas e uma área em branco que serve para gerenciar o brilho. Esse disco gira de forma sincronizada aos movimentos dos espelhos do DMD para exibir a cor correta.
Se optar por um projetor DLP, prefira os modelos que trabalham com três chips, pois além de serem mais sofisticados, são capazes de exibir mais cores.
LCD (Liquid Crystal Display)
Os projetores que utilizam a tecnologia LCD têm funcionamento parecido aos projetores que usam o padrão DLP, com que a diferença de que, ao invés de usarem uma matriz de espelhos microscópicos para tratar da passagem de luz, utilizam painéis de cristal líquido cujos componentes sãos ativados/desativos por meio de cargas elétricas.
Na verdade, essa tecnologia costuma receber o nome de 3LCD quando aplicada nos projetores, já que geralmente utiliza um painel de LCD para cada cor do esquema RGB (Red, Green, Blue - vermelho, verde e azul). Um prisma é utilizado para as imagens que requerem uma mistura de cores.
Geralmente, utiliza-se uma tecnologia LCD denominada HTPS (High Temperature Poly-Silicon), tipo caracterizado por ser altamente confiável e capaz de trabalhar com imagens grandes e alto contraste, mesmo quando constituído de painéis pequenos.
LCOS (Liquid Crystal on Silicon)
A tecnologia LCOS utiliza uma matriz de cristal líquido para representar os pixels da imagem. Essa matriz é posicionada sobre uma camada de espelhos reflexivos, que fica fixa na superfície de um chip (aqui também é possível usar uma combinação de três chips, um para cada cor do esquema RGB). Na geração da imagem, a luz é emitida do espelho para a matriz de cristal líquido. Cargas elétricas atuam nesses cristais, ativando-os (ou desativando-os) para permitir a passagem da luz para a lente de projeção.
É possível notar que o LCOS é uma espécie de mistura das tecnologias DLP e LCD. O principal entrave desse tipo de projetor é o preço. Por serem de fabricação mais complexa e por serem capazes de trabalhar com imagens grandes sem perder a qualidade, os dispositivos LCOS são os mais caros do mercado.
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